Para Tal Conjuntura Como Essa

Muitos acham que o Livro de Ester não tem qualquer valor religioso. Dizem que o livro é puramente uma história secular com temas seculares, sem menção religiosa. O livro certamente pode ser lido desta forma. Em nenhum lugar de todo o livro Deus é mencionado. Em nenhum lugar encontramos qualquer referência de orações, cultos ou uma das grandes festas judaicas. Os motivos para acharem o livro não religioso é que a história parece por demais fechada e exclusivista, sem interesse fora do próprio círculo judaico. Mas o fato de Deus não ser mencionado no livro não significa que não agiu nos eventos descritos. A leitura cuidadosa pode identificar a mão de Deus em boa parte da história. Ninguém sabe porque o autor não mencionou Deus. Muitas teses foram produzidas por estudiosos, mas nenhuma delas é inteiramente satisfatória. Mesmo assim, em diversas partes do livro, parece que Deus está falando indiretamente, como no capítulo4, nas palavras de Mordecai.

Ester 4.

“Quem sabe” perguntou ele “se para tal conjuntura como esta é que foste elevada a rainha?” Que melhor expressão para o providencial cuidado de Deus para com o seu povo do que esta? O Capítulo 2 nos dá conta da escolha de Ester como rainha. Este capítulo não fornece dicas adequadas de que Deus tivesse algo a ver com sua escolha, Ela fora escolhida por sua beleza. Mordecai planejou para que ela participasse do processo de seleção e a aconselhou a não revelar que era judia. Depois começou a ganhar a simpatia de Hegai, o guarda das mulheres que a preparou para a seleção, e também agradou ao rei. Ela foi então coroada a rainha do império.

Entretanto, por trás disto tudo, as palavras de Mordecai sugerem que Deus estava dirigindo os eventos e persuadindo o rei ao escolher Ester. Quando mais se precisou de alguém em posição de autoridade para proteger os judeus do decreto de Hamã, Ester estava lá.

Deixe um comentário